O que e a era dos extremos?

O que é a era dos extremos? Em 1994 publicou “A Era dos Extremos” onde o historiador analisa o período compreendido entre 1914, início da Primeira Guerra, e 1991, ano da queda da União Soviética

O que é a era dos extremos?

Em 1994 publicou “A Era dos Extremos” onde o historiador analisa o período compreendido entre 1914, início da Primeira Guerra, e 1991, ano da queda da União Soviética e o fim dos regimes socialistas do Leste Europeu. [4] Vários foram os fatores de eclosão da Primeira Guerra Mundial.

Quando foi a era dos extremos?

ERA DOS EXTREMOS – – Grupo Companhia das Letras. Ensaio histórico panorâmico em que o célebre historiador inglês desenvolve a tese de que o século XX teve início com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, e terminou com a derrocada da União Soviética, em 1991.

Quem é o autor do texto a era dos extremos?

O livro Era dos Extremos: o breve século XX, 1914–1991 é um livro de História escrito por Eric Hobsbawm em 1994 que discorre sobre o século XX, mais precisamente do início da Primeira Guerra Mundial em 1914 até a queda da União Soviética, no ano de 1991.

Qual era o pensamento de Eric Hobsbawm?

Marxista e militante do Partido Comunista Britânico desde 1936 até à sua dissolução, em 1991, conhece o auge da sua projecção mediática exactamente após a queda do comunismo. Ganhou a celebridade não por ser marxista – nem apesar disso – mas por ser um extraordinário historiador.

O que foi a era da catástrofe?

A “Era da Catástrofe”, que se inicia em 1914 com a Primeira Guerra Mundial, “que assinalou o colapso da civilização (ocidental) do século XIX” (p. 16), caracterizada por uma civilização capitalista, liberal, burguesa, cientificista, eurocêntrica e se fecha com o resultados da Segunda Guerra Mundial (1945).

O que é Hobsbawm?

Eric Hobsbawm consagrou-se como um notável historiador e um extraordinário divulgador do marxismo, esse duplo movimento caracteriza estruturalmente o conjunto da sua obra que foi iniciado em 1959 com a publicação de Rebeldes Primitivos (editora Paz e Terra, 1962) e encerrado em 2011 com a publicação do livro de ensaios …

Por que o século XX é considerado uma era dos extremos?

Segundo ele, o século XX foi marcado como a Era dos Extremos devido aos acontecimentos drásticos que vão marcar o período como um todo: Primeira Guerra Mundial, Crise de 1929, ascensão dos nazifascismos, Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, fragmentação da União Soviética etc. …

Como citar a era dos extremos?

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos – O Breve Século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Como se escreve Eric Hobsbawm?

Eric John Ernest Hobsbawm (Alexandria, 9 de junho de 1917 – Londres, 1 de outubro de 2012) foi um historiador marxista britânico reconhecido como um importante nome da intelectualidade do século XX. Ao longo de toda a sua vida, Hobsbawm foi membro do Partido Comunista Britânico.

O que é história Eric Hobsbawm?

Sobre História, o livro mais recente de Eric Hobsbawm, reúne um prefácio e 22 ensaios, escritos entre 1968 e 1997, dos quais apenas seis nunca tinham sido publicados até agora. A maioria deles (16) foi apresentada originalmente em conferências, colóquios e aulas magnas.

O que foi o breve século 20?

O “breve século 20” – expressão consagrada por Eric Hobsbawm – não começa em 1901. Nem termina no ano 2000. Ele começa, de fato, em 1914, na eclosão da Primeira Guerra Mundial. E o século termina em 1991, com o desmoronamento do socialismo real no Leste Europeu.

Qual o estopim para o início da Primeira Guerra Mundial?

Sarajevo, 28 de junho de 1914: um atentado torna-se o estopim da Grande Guerra. O herdeiro do império austro-húngaro, o arquiduque Francisco Ferdinando, foi assassinado juntamente com sua esposa, Sofia, a duquesa de Hohenberg, por um jovem nacionalista sérvio, Gavrilo Princip, integrante do grupo separatista Mão Negra.