O que e a NBR 12721?

O que é a NBR 12721? A NBR 12721 é a norma que estabelece os critérios para: Descrição das unidades a serem vendidas; Avaliação de custos unitários; Cálculo do rateio de construção. Em que casos

O que é a NBR 12721?

A NBR 12721 é a norma que estabelece os critérios para: Descrição das unidades a serem vendidas; Avaliação de custos unitários; Cálculo do rateio de construção.

Em que casos se aplica a NBR 12721?

1.2 Esta Norma aplica-se aos edifícios com unidades autônomas dispostas em pavimentos, conjuntos de residências unifamiliares isoladas ou geminadas, conjunto de galpões de uso industrial ou comercial que sejam objeto de incorporação imobiliária, bem como às edificações que mesmo não tendo sido incorporadas na forma da …

O que é quadro NBR?

Esta Norma fixa as condições exigíveis para avaliação de custos unitários e preparo de orçamento de construção para incorporação de edifício em condomínio.

Como calcular a área equivalente de construção?

A área equivalente engloba todos os espaços complementares (além da área real do imóvel), como as áreas comuns de um condomínio, que podem ser usufruídas por todos os moradores conjuntamente. Nesse caso, cada área deve ser calculada com base no custo de sua construção.

O que são incorporações?

Incorporação é a atividade que tem por objetivo promover e realizar a construção de empreendimentos imobiliários formados por unidades autônomas, de acordo com a Lei Federal nº 4.591/64, conhecida como Lei de Incorporações.

Como calcular o custo unitário básico da construção civil?

Como calcular o CUB?

  1. Bem, podemos simplificar o CUB como o resultado da soma dos custos de MATERIAIS, MÃO DE OBRA e EQUIPAMENTOS dividido pela ÁREA CONSTRUÍDA.
  2. CUB = (MATERIAIS + MÃO DE OBRA + EQUIPAMENTOS) / ÁREA CONSTRUÍDA.

Como é calculado o coeficiente de proporcionalidade ou fração ideal de acordo com a norma ABNT NBR 12721?

Para calcular a Fração Ideal e firmar o valor básico de construção, a NBR 12721 prevê uma série de quadros a serem preenchidos que, ao final de seus cálculos, resultarão no número decimal correspondente a cada unidade da incorporação, baseando-se na mensuração das áreas cobertas e descobertas que estarão em nome de …

O que é quadro de áreas arquitetura?

Trata-se de um documento que é utilizado para aprovação de projetos e principalmente, para instituir e constituir condomínios, e também averbação de imóveis nos Cartórios de Registros.

Como se calcula a área real?

A fórmula básica você aprendeu anteriormente, onde M² = COMPRIMENTO x LARGURA. Depois de calcular o metro quadrado de cada cômodo ou área faremos a soma total no final. Podemos concluir que este apartamento ou casa possui aproximadamente 41,30 m² de área útil.

Qual a área equivalente?

De acordo com a NBR 12.721/2006, área equivalente é “área virtual cujo custo de construção é equivalente ao custo da respectiva área real, utilizada quando este custo é diferente do custo unitário básico da construção, adotado como referência. Pode ser, conforme o caso, maior ou menor que a área real correspondente”.

O que é incorporação imobiliária conceito?

Segundo o artigo 28, parágrafo único, a incorporação imobiliária é “a atividade exercida com o intuito de promover e realizar a construção, para alienação total ou parcial, de edificações ou conjunto de edificações compostas de unidades autônomas”.

O que uma incorporação imobiliária faz?

A incorporação imobiliária é o conjunto de atividades voltadas a construir edificações ou grupos de edificações voltados para a alienação. Algumas vezes, o proprietário do terreno é pago com unidades da edificação. Na incorporação, os imóveis são vendidos na planta ou enquanto estão sendo edificados.

https://www.youtube.com/watch?v=N2-BcxtxJBs