O que caracteriza as ideias de Giroux?

O que caracteriza as ideias de Giroux? Em Giroux, os conceitos de conflito e resistência são centrais para a análise das relações escola-sociedade dominante. Reconhece no currículo as relações de poder e dominação dos interesses

O que caracteriza as ideias de Giroux?

Em Giroux, os conceitos de conflito e resistência são centrais para a análise das relações escola-sociedade dominante. Reconhece no currículo as relações de poder e dominação dos interesses dominantes, mas não elimina a possibilidade de contestação e transformação no espaço escolar.

Quem foi Henry Giroux e qual sua contribuição para as teorias de currículo?

O teórico e crítico da cultura e educação, Henry Giroux, foi um dos fundadores da pedagogia crítica nos Estados Unidos, além disso, foi pioneiro nos estudos voltados para a cultura, jovens, ensino superior e público, meios de comunicação e teoria crítica.

O quê Giroux propõe ser uma pedagogia radical?

1Henry Giroux posicionou-se como figura destacada na teoria da educação radical no final dos anos oitenta. A sua proposta pode ser entendida como a aplicação de uma perspectiva cosmopolita pós-colonial à noção norte-americana de educação cívica democrática.

Quais as características da teoria pós crítica?

As teorias pós-críticas desconfiam de qualquer postulação que tenha como pressuposto uma situação finalmente livre de poder. Para as teorias pós-críticas o poder transforma-se, mas não desaparece. Nas teorias pós-críticas, o conhecimento não é exterior ao poder, o conhecimento não se opõe ao poder.

O que Apple Giroux e Freire têm em comum?

É natural que Giroux (1997) possua uma abordagem freireana, através de seu conceito de intelectual transformador – que concebe a Educação como uma fonte também de resistência – pois para o autor, é Paulo Freire um dos pioneiros desta concepção de educação.

Como é considerado Paulo Freire?

Paulo Freire (1921-1997) é Patrono da Educação Brasileira e autor da “Pedagogia do Oprimido”. Conhecido pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, Freire desenvolveu um pensamento pedagógico que defende que o objetivo maior da educação é conscientizar o estudante.

Quem foi Michael Apple e qual sua contribuição para as teorias de currículo?

Michael Whitman Apple nasceu na cidade de Patterson, nos Estados Unidos, em 1942. Como resultado deste contexto existencial, Apple elaborou sua pedagogia crítica, baseada na relação entre a educação e a sociedade, ou seja, na análise relacional ou situacional.

O que é pedagogia radical?

Uma pedagogia radical tem como foco a sustentação da comunicação entre as partes – acolher, promover. Não deve haver portanto uma suposição de fins, nem um domínio de um assun- to por parte de quem conduz o processo de estudo.

O que Épedagogia Histórico-crítica?

É uma teoria de orientação socialista, organizada no Brasil a partir da década de 1980. Na Pedagogia Histórico-Crítica a educação escolar é valorizada, tendo o papel de garantir os conteúdos que permitam aos alunos compreender e participar da sociedade de forma crítica, superando a visão de senso comum.

Quais as principais características das teorias pós-críticas do currículo?

As teorias Pós-críticas são constituídas por diferentes vertentes teóricas que, em conjunto, fazem crítica às análises tradicionais do processo curricular. Para a teoria Pós-moderna, o currículo é espaço onde está presente a pluralidade de sujeitos, de culturas, de incertezas, de tempos e de desejos.

Quais são as características da teoria crítica do currículo?

A teoria crítica do currículo é baseada na formulação do pensar contra hegemonia, o currículo crítico visa levar o sujeito a refletir para além das disciplinas, refletir sobre a política sobre a cultura que permeiam essas disciplinas, uma educação que leva para a autonomia para a emancipação.

Qual tipo de educação Paulo Freire crítica?

Para Paulo Freire, toda educação é política – e não existe neutralidade. Enquanto a missão da “educação bancária” é eliminar a capacidade crítica dos alunos e acomodá-los à realidade, a “educação problematizadora” quer despertar a consciência dos oprimidos, inquietá-los e levá-los à ação (libertação).